A QUEM EDUCA
(Arthur da Távola)
04/11/1981
"Educa
quem educará. E quem aprender á perder. Quem, ou cuja obra permanecer muito
depois do momento de educar. Educará quem for capaz de dar no presente, com
decisão, coragem e sem culpas, tudo o que no futuro fizer lembrar – ainda que
com dor, mas se possível com muita alegria – o momento da educação.
Educar
é perder sempre as batalhas de imediato. Menos o amor de quem percebe o quanto
ele preside o gesto do educador. E perder qualquer pretensão do reconhecimento
e saber que quando ele vier – se vier – já tempo não haverá quem receber o
agasalho de sua manifestação, nem como reparar as injustiças feitas, o
silêncio, a falta do “muito obrigado”. É perder porque é aceitar perdurar
apenas na lembrança. É perder em qualquer sistema, em qualquer estrutura, em
qualquer institucionalização de qualquer coisa sobre a face da terra, o
verdadeiro educador estará ameaçando algo até mesmo tudo aquilo em que ele
próprio acredita, porque o verdadeiro educador é o que acompanha as mutações da
vida, dos tempos, dos comportamentos. É quem logo vê o abismo de imperfeições
implícitas no seu próprio ato de educar. Porque educar é educar-se a cada dia.
É ser capaz da equidistância de esquemas, sistemas ou fórmulas infalíveis e
donas da verdade última das coisas.
Eu educo hoje com
valores que recebi ontem para as pessoas que são o amanhã. Os valores de ontem, os conheço. Os
de hoje, percebo alguns. Dos de amanhã, não sei. Educo com os de ontem (os de
minha formação)? Perderei os hojes e os amanhãs. Educo com os de hoje? Perderei
o que havia de sólido nos de ontem e nada farei pelos de amanhã, que já serão
outros? Educo com os de amanhã? Em nome de quê? De adivinhações? De minha
precária maneira de conceber um amanhã que escapa pelos desvios de meu cérebro?
A velha escola
Se
só uso os de ontem, não educo: condiciono. Se só uso os de amanhã, não educo:
faço experiências à custa dos alunos. Se usar os três, sofro, mas educo.
Por
isso educar é perder sem perder-se. Sempre. É ameaçar o estabelecido. Sempre. Mas
é tudo isso, sendo também integrar. Viver as perplexidades das mutações;
conviver honradamente com angústias e incertezas; ir dormir cravado de dúvidas,
mas ter a sensibilidade de distinguir o que muda do que é apenas efêmero; o que
é permanente do que é retardatário. É dormir assim e acordar renovado pelo
trabalho interior e poder devolver ao aluno, ao filho, ao amigo, a segurança, a
fé, a confiança e a liberdade, seus deveres sociais consigo mesmo, com o
próximo e com a sociedade, a parte que lhe cabe no esforço comum.
Educa
quem educará. Quem for capaz de fundir ontens, hojes e amanhãs,
transformando-os num presente onde o amor e o livre arbítrio sejam as bases.
Educa
quem educará porque capaz de dotar os seres de elementos de interpretação dos
vários presentes que lhes surgirão repletos de “passados” em seus “futuros”.
Universidade em Salem, nos Estados Unidos, já integrou a tecnologia ao dia-a-dia dos estudantes
O
ser humano não é naturalmente bom nem naturalmente mau. O ser humano é um feixe
de emoções em conflito, de poderes em confronto. Mas há alicerces básicos em seu
comportamento, comuns a qualquer latitude ou longitude da Terra. Educa quem os
fortalece quem é capaz de dar proteínas, vigor e confiança ao lado humano do
amor, mais forte do que o ódio, tanto que permite a vida do homem sobre a face
da Terra. E só quem educa transforma, por mais que as pessoas se iludam com o
resto.
Educa
a velha professora de quem nos lembramos, sabe Deus porque, milênios depois,
num momento em que sua lembrança não tinha razões aparentes para vir à tona,
como o velho tio, o amigo, o pai e a mãe que voltam do passado, com aquele
olhar, aquela observação sobre a vida, a época julgados absurdos por nós. Educa
aquele que só entendemos muitos anos depois e quando entendemos, o espírito se
libera de antiga pressão, também chamada de remorso enrustido.
Educa
o que nos exigiu forças de que nós julgávamos desprovidos. Esforços de que nós
acreditávamos incapazes. Confrontos conosco mesmo de que tanto fugimos e tantas
desculpas menores encontraram para não os defrontar. Educa quem integra, sempre
é sempre pedaços de uma realidade ampla, eternamente mais ampla do que nós. E
só quem educa em qualquer nível ou atividade merece viver integralmente as
paradoxais intensidades de que é feita a vida."
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